A Comunidade
Amigos, clientes, ajudantes, cooperantes, curiosos
Promovemos a proximidade através de convívios, workshops e temos sempre as portas abertas a quem queira vir aprender e ajudar na horta, partilhamos conhecimento e oferecemos um cabaz com coisinhas boas da nossa horta!
O Dia Aberto
O Dia Aberto é um convite a participarem nas atividades da horta e da quinta e aprenderem os vários processos inerentes à produção em modo biológico, desde o cultivo, tratamento da terra, colheita, monda, à conservação e transformação natural dos produtos da horta.
O objetivo é dar a possibilidade de fazerem parte de um processo de aprendizagem útil de troca de saberes e tradições e potencialmente transformador pelo facto de poderem estar ligados à essência do trabalho com a terra e do conhecimento ancestral dos processos de cultivo, adaptado aos nossos dias.
Às quartas é dia de apanhas e aos sábados a ordem de trabalhos vai variando, mas a monda e a plantação de legumes está sempre no topo da lista!
O nº máximo de participantes é de 10 pessoas por dia. As crianças serão também muito bem-vindas! Poderão vir o dia todo a partir das 10h, ou somente de manhã. No caso de virem o dia todo o almoço será incluído na experiência, e levam de oferta um cabaz de coisas boas!
inscrições por telefone 963158209 ou email cabazdagrela@gmail.com
"Pick your own Farm" e Banco de Horas
O conceito PYO é outra forma que promovemos para motivar a proximidade entre clientes e a horta. Os clientes são convidados à experincia de virem à horta apanhar e escolher os legumes, frutos e ervas medicinais e aromáticas. Poderão vir a qualquer dia da semana, excepto domingos e feriados, consoante marcação prévia por email ou telefone.
Agregada a esta experiência, poderão também usufruir do conceito “Banco de Horas”, e em troca de 1 ou mais horas de trabalho na horta poderão ter acesso aos produtos cá produzidos gratuitamente! Mais informações por email ou telefone.
Voluntariado
Nesta experiência poderão aprender métodos agroecológicos e de permacultura, na horta e no processamento de produtos excedentes: conservas, compotas, produtos fermentados, etc. Os hóspedes poderão aprender o funcionamento integral de uma horta orgânica: processos, planejamento, escala, como modelo de um sistema econômico familiar sustentável: na horta, pomar, nas zonas comuns da quinta, alimentar os animais: galinhas, cães, patos, limpar os espaços interiores e exteriores da casa, cortar a relva, fazer refeições, enfim, participar em todos os trabalhos inerentes ao funcionamento de uma quinta familiar. Em troca de comida e dormida os hóspedes dão até 4 horas diárias, 5 dias por semana, do seu tempo para as tarefas acima descritas.
Eventos
Os eventos vão sendo publicados abaixo, nesta coluna, e nas nossa redes sociais do facebook e instagram , sob a forma de workshops na temática da conservação e transformação de alimentos e na de Cogumelos Silvestres que tem contado com dois eventos por ano, Primavera e Outono com passeio para a apanha e almoço. Os convívios são igualmente aqui publicados.